Coordenador : Claudia Corrêa de Almeida Moraes
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389953.2201.67656.24022023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Há o público interno e externo. O público interno na UFF é formado por docentes de diversas áreas, pelo(a) bolsista e pelos estudantes das disciplina Técnica de Pesquisas Aplicadas ao Turismo no primeiro e segundo semestre de 2023 no Curso de Turismo (Niterói) e também de um estudante da pós-graduação que mora no município e será o elo entre a UFF de Volta Redonda e a de Niterói, Prefeitura e Conselho de Turismo. O público interno da Prefeitura são seus técnicos de turismo e no Conselho de Turismo são seus membros compostos de diversos segmentos da Administração Públicas e do setor de turismo e afins. O público externo será composto pela comunidade e por trabalhadores do turismo.
Local de atuação: Município de Volta Redonda. Operação das atividades do Projeto - Prefeitura de Volta Redonda, localizada na Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado - CEP 27215-620, telefone 24 3345-4444 e no Município de Niterói, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Núcleo de Projetos, Campus do Gragoatá, BLH, terceiro andar sala 302.
Objetivo
O projeto tem como objetivo geral: colaborar com a Prefeitura Municipal e o Conselho de Turismo de Volta Redonda nas ações para o desenvolvimento do turismo local e realizar uma experiência interdisciplinar de extensão curricular no Curso de Turismo, visando futura aproveitamento para subsídios na alteração do Projeto Pedagógico. Quanto aos objetivos específicos: a) Realizar capacitação para o Conselho de Turismo quanto seu papel na governança municipal e sua gestão. b) Desenvolver pesquisa de Oferta Turística por meio do Inventário Turístico. c) Oferecer análises setoriais para a cadeia produtiva do turismo por meio dos professores especialista da FTH. d) Aplicar pesquisa de demanda turística potencial para o novas proposta de segmentações turísticas para Volta Redonda. e) Envolver os estudantes do Curso de Turismo da UFF nas pesquisas como forma da prática de aplicar a teoria apreendida. f) Experienciar uma atividade interdisciplinar de extensão que poderá servir de modelo para o repensar do Projeto Pedagógico do Curso de Turismo da UFF.
Resumo
O município de Volta Redonda-RJ, compõem a Região Turística do Vale do Café, de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro (2022). É um dos municípios mais importantes do estado e tem grande papel na história do desenvolvimento industrial do Brasil, por abrigar a maior usina siderúrgica da América Latina, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Seu principal turista é o motivado pelo segmento de negócios, que foi responsável por instalar no município uma rede de serviços para atender aos turistas. A proposta deste projeto é colaborar com o setor turístico municipal na transformação do destino de turismo de negócio em um destino turístico de atrativos diversificados. Para esta alteração nos rumos do turismo, são necessárias algumas ações que subsidiem o planejamento turístico como: Fortalecimento da Governança, Inventário da Oferta Turística, Estudos da Demanda Turística, Capacitação para o turismo, Integração de novos stakeholders no desenvolvimento do turismo, Ações que levem os moradores a conhecerem mais sobre sua cidade e sobre o turismo. Trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio de sua Diretoria de Turismo, com o Conselho de Turismo, colaboradores voluntários e com a UFF, o projeto pretende ser um instrumento positivo para o desenvolvimento do turismo local, mas também, ampliar as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas e de capacitação dos discentes em suas participações nas ações no desenvolvimento dos projetos em Volta Redonda.